O Fies é o financiamento do ensino superior em instituições privadas, desenvolvidas pelo Governo Federal. Esse programa lhe oferece juros menores para o custeio das mensalidades dos estudantes ao longo do curso, o pagamento deste auxilio è feito apenas ao final de sua graduação. Com as diversas mudanças que vem ocorrendo e a transformação do Novo Fies, a taca afetiva de juros para estudantes que se enquadrarem na modalidade I, será zero, e, para estudantes que se enquadrem na Modalidade II e III, poderá variar de acordo com o banco.
Podem recorrer ao programa aqueles estudantes que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo Ministério da Educação também conhecido como (MEC). Além do mais que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou a ser critério de seleção do Fies, por isso ter um ótimo desempenho è importante, e colocara o candidato ainda mais perto de conseguir seu financiamento.
Quais são as condições do financiamento estudantil?
Aqueles estudantes que são beneficiários do financiamento estudantil contam com duas fases de algumas condições para que o pagamento do Fies seja concluído, que começa com uma contratação do financiamento e se estende ate depois do termino do curso.
Fase de utilização: Durante o período do seu curso o estudante deverá pagar mensalmente o valor referente ao encardo operacional que será fixado em contrato. Além disso, o seguro de vida também devera ser pago durante o financiamento.
Fase de Carência e Amortização: Com as novas regras que foram impostar ao Fies, após finalizar o curso já dará inicio a sua faze de amortização. Esse tempo era levado em consideração pelo programa como uma forma de equilíbrio financeiro por parte dos estudantes.
Como è feito o calculo do financiamento do Fies?
Os cálculos do financiamento do Fies são feitos de acordo com a renda familiar bruta do beneficiário, bem como qual porcentagem dessa renda pode ser comprometida para o pagamento de sua mensalidade do curso.