Apesar de o Brasil ser um pais com muitas oportunidades de crescimento no campo esportivo, por muito tempo, essa realidade era bem diferente. Pois faltavam investimentos, e aqueles que existiam eram voltados, em sua maioria, para os atletas de futebol especificamente, sendo assim aqueles que tinham interesses em outras modalidades acabavam tendo diversas dificuldades para encontrar formas de se manter no esporte.
A principal forma de investimento em um atleta profissional, independentemente de sua modalidade , è o patrocínio. Porem neste caso, o atleta necessita ser conhecido para garantir o recebimento, oque também não è acessível a todos.
Oque è o Programa Bolsa Atleta?
O programa Bolsa Atleta consiste em um programa de auxílio financeiro, dividido em diversas categorias, de acordo com o nível do atleta. Seu principal objetivo é fomentar o esporte e garantir que o atleta se dedique com exclusividade ao esporte que pratica e participe das competições. Ressaltando que mesmo recebendo o auxílio, o atleta poderá continuar recebendo patrocínios.
Para que seja possível receber o auxílio, o atleta junta a documentação necessária comprovando os requisitos de cada categoria, encaminha pelo site do programa e, posteriormente, aguarda a confirmação no Diário Oficial do deferimento.
Ressaltando que a concessão de bolsas não é automática, devendo atender aos requisitos internos do órgão e a possibilidade de pagamento. Caso seja deferido, o atleta assinará um termo de adesão e o dinheiro será depositado em conta específica na Caixa Econômica Federal. Após o período de 12 meses de recebimento do auxílio, deverá haver uma prestação de contas de onde foi investido o valor, realizada no próprio site.
Modalidades do Programa
O programa Bolsa Atleta esta dividido em seis categorias, cada uma delas com requisitos proprios e valores diferenciados.
O valor do auxilio vai de R$370 a R$15.000