Parte significativa das famílias mais vulneráveis no Brasil são compostas por mulheres de baixa renda que sustentam seu próprios filhos sozinhas. Atentos a essa realidade de muitas famílias brasileiras os parlamentares elaboraram o Projeto de Lei 2.099/20 com o objetivo de constituir o Auxilio Permanente. Este auxilio será destinando para as mães de famílias solteiras que cuidam de seus lares sozinhas, sem a ajuda de seus parceiros. Cada beneficiaria terá o direito de receber o valor de $1.200 por mês, sendo necessário ser monitorada pelo Cadastro Unico.
Quais os requisitos para receber este beneficio? Estar inscrita no Cadastro Unico para Programas Sociais do Governo Federal, ser mulher e mãe de família, ter mais de 18 anos, ser microempreendedora individual (MEI) , contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social, ou trabalhadora informal, seja empregada, autônoma ou desempregada.
Conforme o projeto manda, o auxilio será operacionalizado e pago por bancos públicos federais. Essas intuições ficarão autorizadas a realizar os pagamentos por meio de conta do tipo poupança social digital, de abertura automática em nome do beneficiários , sem cobrança de tarifas para a manutenção e uma transferência eletrônica de valores ao mês, sem custos, para conta bancaria mantida em outros bancos.
Como consultar o seu Auxilio Emergencial?
Para consultar seu Auxilio e muito simples, basta voce acessar o site da Caixa ou pelo app da caixa no celular ( Caixa Auxilio Emergencial). Em ambos os casos sera necessario informar o seu CPF e assim consultar seu beneficio.